top of page

Cuidado para não ficar preso a um perigoso circuito de desânimo, procrastinação e abatimento. A ativação é a melhor forma de romper esse ciclo.

Comportamento problemático

  • Dormir até meio-dia quase todos os dias para evitar o estresse e sentimentos ruins decorrentes das notícias relacionada a COVID-19.

Consequência imediata

  • Falta café da manhã;

  • Não há tempo para se exercitar;

  • Sem tempo para responsabilidades diárias.

Consequências tardias

  • Aumento do estresse devido as responsabilidades não atendidas;

  • Culpa por piorar a saúde devido à pouca atividade;

  • Energia reduzida devido a dieta inadequada.

Dez princípios da Ativação Comportamental para ajudá-los a enriquecer a experiência da quarentena com eventos agradáveis.

Princípio 1: A chave para mudar a forma como as pessoas se sentem é ajudá-las a mudarem o que fazem. 

Princípio 2: Mudanças na vida podem levar algumas pessoas a um estado mais deprimido (uma pandemia, por exemplo), e muitas vezes elas se envolvem em atividades cujos efeitos imediatos podem mantê-las presas ao longo do tempo em uma condição depressora (exemplo: comer muito, dormir muito, fumar ou fazer consumo de outras drogas).

Princípio 3: As pistas para descobrir o que será antidepressivo para uma determinada pessoa estão no que antecede e sucede os comportamentos dessa pessoa. 

Princípio 4: Estruture e programe atividades que sigam um plano, não um estado de espírito. Isso significa: Não espere estar animado para fazer algo. Faça algo para se animar. 

Princípio 5: Mudanças são mais fáceis quando começam por partes pequenas. 

Princípio 6: Enfatize as atividades que são naturalmente agradáveis e fortalecedoras. Atividades estas as quais você provavelmente estará mais propenso a repetir. 

Princípio 7: Atue como um treinador. (Você também pode se imaginar em um jogo. Para vencer as fases, que seriam os dias, você precisaria desenvolver novas habilidades).

Princípio 8: Não avalie preconceituosamente algo dizendo que não pode fazer ou que não daria conta, primeiro tente, caso não dê certo, isso te orientará uma nova rota de ação.

Princípio 9: Não apenas fale, faça!

Princípio 10: Resolver possíveis e reais barreiras à ativação. 

Os princípios expostos acima foram adaptados da seguinte obra:

Martell, C. R., Dimidijian, S. & Herman-Dunn, R. (2010). Behavioral activation for depression. A clinician's guide. New York: Guilford Press. 

bottom of page