top of page
"Vai ficar tudo bem"
Apresentamos aqui um grande conjunto de atividades voltadas para diversas áreas e que talvez possam ser incorporadas em suas novas rotinas. Essas atividades estão divididas por tipos (exemplo: educação, amizade, ajuda humanitária, etc) e grupos etários (crianças, adolescentes, adultos e idosos). Existem atividades que envolvem internet e outras que podem ser feitas sem recursos virtuais. Procuramos abranger o máximo de diversidade de atividades para que apesar das barreiras da desigualdade socioeconômicas seja possível propiciar cuidados ao máximo de pessoas possível. Muitas das atividades propostas aos adolescentes e adultos também podem ser feitas por idosos. 
 
O objetivo dessas atividades é que elas possam contribuir para reduzir o tédio, o desânimo, o estresse e o sentimento de tristeza que pode vir a ocorrer durante o período de quarentena e isolamento social.
 
Assim, essas atividades podem ajudá-los a passar os dias em casa. Lembrando que ao ficar em casa estamos contribuindo muito para reduzir a proliferação do vírus e consequentemente ajudando as pessoas em geral. 

Veja as possíveis atividades para fazer com as crianças

Veja as possíveis atividades que os adolescentes e adultos podem fazer

Veja as possíveis atividades que os idosos podem fazer

1 - Monte uma lista com ao menos 6 atividades dentre as sugeridas que lhe pareçam mais agradáveis. Em uma pontuação de zero (nenhum pouco) a dez (muito) o quanto cada uma dessas atividades são prazerosas?

​

2 - Distribua suas atividades durante três momentos do dia (manhã, tarde e noite). Assim você pode ter duas atividades para cada parte do dia. 

​

3 - Preferencialmente inclua as atividades lhe trazem maior satisfação ou que você sinta que o desafio de fazê-las possa ser gratificante.

​

4 - Procure mantê-las ao longo da semana. Observe como é seu humor quando você está realizando essas atividades. Provavelmente você se sentirá mais animado ou feliz. 

​

5 - Algumas atividades podem não ser fáceis de começar. Busque começar pelas mais simples. Mas comece por algum ponto.

​

Veja os princípios de Ativação Comportamental

​

bottom of page